Pages

Ads 468x60px

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma equipe de educadores em saúde da SMSDC do RJ, atuando em toda área da AP-3.3. Utilizamos o esquete teatral e a música como principais ferramentas de comunicação com as pessoas, sensibilizando-as para a mudança de hábitos e atitudes, visando a construção de ambientes saudáveis.

terça-feira, 19 de março de 2013

Histórico da Equipe

- Histórico da Equipe de Educação em Saúde da AP - 3.3 - “Saúde Carioca”







Em 2004, em função de uma crescente demanda por ações educativas sobre dengue, a então Divisão VI de Controle da Dengue da AP-3.3 decide formar um grupo de Agentes de Controle de Endemias para ministrar palestras e participar  dos eventos que ocorressem  na área, nascia assim o embrião da atual equipe. Este formato de trabalho educativo prosseguiu até 2006. Em meados desse mesmo ano, com a entrada de novos integrantes, o grupo começa a ampliar a sua atuação educativa, desenvolvendo atividades como oficinas e treinamentos com os ACE’s da própria Divisão).
                                                                          










  Em 2007, a partir de experiências bem sucedidas na prevenção à dengue com os alunos do Ensino fundamental da Rede Pública, foi criada uma proposta educativa sobre dengue, que tinha comNúcleo de Adolescentes Multiplicadores- NAM'S da 5ª CRE/SME,  o projeto se chamava "Escola sem Dengue", e foi devidamente analisado e aprovado do DED (departamento de educação da 5ª CRE). Podemos dizer que a partir deste fato, começamos a encarar o nosso trabalho como um planejamento educativo que integrasse outros setores fora da SMS. 



Em fins de 2008, em parceria com o DAPS/CAP 3.3, construímos o nosso primeiro trabalho lúdico de educação em saúde, para divulgar o dia Mundial de Combate à Diabetes junto aos alunos da Rede Municipal, que eram o público alvo desta ação. A atuação da equipe foi considerada muito boa, e a repercussão desse trabalho, levou-nos a percepção de que a linguagem lúdica poderia se tornar uma ótima estratégia de comunicação em saúde na nossa área. Em 2009, a equipe recebe novos integrantes, já que a demanda por trabalhos educativos é crescente. A Equipe reafirma cada vez mais a sua vocação para o lúdico, investindo na criação e montagem de esquetes teatrais enriquecidos com paródias musicais. No final de 2009, após receber um convite da Direção da CAP-3.3, a Equipe se desloca para Madureira, e inicia uma importante etapa na sua estruturação, ou seja,  desenvolve ações educativas de dengue e de outros temas de saúde com vários setores da Coordenadoria de Saúde. Por questões pedagógicas passamos a ser ligados ao Centro de Estudos, Presidido até hoje por Sandra de Oliveira. Ainda com relação ao ano de 2009, firmamos uma importante parceria com o PEP (Pólo Empresarial da Pavuna), que facilitou sobremaneira a entrada dos nossos ACE’s nas Fábricas e Indústrias localizadas na Rodovia Presidente Dutra e entorno, além de iniciarmos uma campanha educativa de prevenção à dengue junto aos funcionários dessas empresas. Paralelamente a esses trabalhos, a equipe de educação vinha fortalecendo o seu projeto lúdico-pedagógico, a partir da qualificação dos seus educadores, que participaram de vários seminários, oficinas , encontros , etc. Todos promovidos pelo EDUCOM, que era o setor de Educação e Comunicação em Saúde a nível central. E uma de suas principais propostas pedagógicas, era a criação do PEI (Planejamento Educativo Integrado), que buscava a integração de todas as propostas educativas de prevenção à dengue dos diversos setores das áreas programáticas da Cidade do Rio de Janeiro, como uma estratégia de potencializar as ações educativas  no combate a doença.


o característica mais importante a construção de jogos educativos em parceria com os alunos do
Em 2010, A equipe de educação passa a adotar o nome de SAÚDE CARIOCA. E com o passar do tempo, nossos trabalhos começam a ser mais conhecidos, crescendo rapidamente a demanda por trabalhos educativos dentro da 3.3., além de trabalhos pontuais em outras áreas programáticas. 
Em 2011, a agenda de trabalho do Saúde Carioca se ratifica com todos parceiros dos anos anteriores, além do surgimento de novos atores no processo de trabalho. Observamos um crescimento tanto a nível qualitativo quanto quantitativo. A equipe Saúde Carioca começa a ser considerada como uma das referências de educação em saúde da 3.3.
Pensando nessa nossa trajetória, podemos afirmar que o ano de 2012 foi de grandes conquistas porque conseguimos estabelecer nossa proposta educativa de trabalho - a Lúdico-pedagógica, fortalecemos as nossas parcerias e sensibilizamos uma parcela considerável da população em relação aos principais agravos de saúde da nossa área. Durante o ano de 2012, chegamos a um público direto de mais de 25.000 pessoas , além de  tantas outras indiretas. Participamos de eventos em outras áreas (AP’s- 5.2 e 2.2); novos trabalhos foram construídos com o CES/SUBPAV; e diversas ações educativas com o DAPS/CE e DVS da CAP-3.3, abordando temas diversos como: Prevenção de DST / AIDS; Dengue, Tabagismo, Fatores de risco para o coração, Amamentação, Higiene Infantil, Meio Ambiente, Hanseníase, Saúde do Trabalhador, etc. Além da construção de novos esquetes teatrais com temas sugeridos pelas Unidades, Estratégia de Saúde da Família, Empresas do PEP para as SIPAT’s (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e outros parceiros.
Ao final de mais um ano, a Equipe Saúde Carioca conclui que a utilização da metodologia lúdica no desenvolvimento das suas ações educativas é a sua principal ferramenta de trabalho, pois é um facilitador na relação de comunicação com o seu público alvo, visto que a mensagem é transmitida de forma mais direta, rica e agradável. Portanto, a nossa maior motivação vem de  cada novo desafio que surge.  E é com este espírito de Doação, na concepção mais filosófica do termo, que seguimos realizando o nosso trabalho, e principalmente acreditando sempre no que fazemos. Assim é o SAÚDE CARIOCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário