Promovendo a Saúde com Arte.
Introdução :
Ao
pensarmos em Promoção da Saúde precisamos contextualizar esta proposta,
a fim de propormos estratégias que permitam o fortalecimento e o
desenvolvimento desta Política Pública.
Atualmente,
a Atenção a Saúde no Brasil, busca a construção de um modelo que
priorize ações da melhoria da qualidade de vida dos sujeitos e
coletividades. Desta forma , percebemos um movimento político no
sentido de responsabilizar cada esfera de governo a fim de possibilitar
os avanços necessários.Neste sentido , vale a pena destacar a Agenda de
Compromissos pela Saúde ( MS, 2005) que agrega Três eixos: O Pacto em
defesa do Sistema Único de Saúde ( SUS ), o Pacto em Defesa da Vida e o
Pacto de Gestão.
Diante
da perspectiva do desenvolvimento de estratégias que visem a
operacionalização das atividades no âmbito da Promoção da Saúde ,
enfoque prioritário neste projeto, destacamos na Agenda de
Compromissos o Pacto pela Vida que dentre outros aspectos pressupõe:
“
o aprimoramento do acesso e da qualidade dos serviços prestados no
SUS, com a ênfase no fortalecimento e na qualificação estratégica Saúde
da Saúde da Família; a promoção, informação e educação em saúde com ênfase na promoção de atividade física, na promoção de hábitos saudáveis de alimentação e vida, controle de tabagismo; controle do uso abusivo de bebida alcoólica; e cuidados especiais voltados ao processo de envelhecimento “.( Pol. Nac. Promoção da Saúde – 2ª edição ).
Percebemos
então que a Política de Promoção da Saúde perpassa por outras Políticas
, dentre elas destacamos: O Programa Saúde do Escolar, público de
extrema relevância para o projeto, pois permite a abordagem de temas,
tais como: Alimentação saudável, Prevenção e controle de Tabagismo,
Prevenção e controle do uso abusivo de álcool e outras drogas, Prevenção
de acidente de trânsito, Prevenção da violência e estímulo a cultura da
paz.
A
partir das questões apresentadas, é importante refletirmos sobre o
Plano Municipal de Saúde na Escola e na Creche do Rio de Janeiro (
PMSEC ), onde encontramos outros elementos que subsidiam nosso projeto:
“
A elaboração do PMSEC referenda-se com os princípios e diretrizes da
Política Nacional de Atenção Básica ( MS / 2006 ), da Política Nacional
de Promoção da Saúde ( MS / 2006 ), DA Política Nacional de Promoção da
Igualdade Racial ( Brasil, 2003 ), na Portaria Interministerial que
institui a Câmara Intersetorial de Educação em saúde na escola( MS /
2006 ) e na Portaria Ministerial nº 1.861, de 4 de setembro de 2008, que
estabelece recursos financeiros pela adesão de Programa de Saúde na
Escola para Municípios com Equipes de Saúde da Família , priorizados a
partir do índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que
aderirem ao Programa de Saúde na Escola.” ( PMSEC - 2008 ).
O PSMEC propôs como estratégia para o planejamento e implementação das ações a criação dos seguintes Grupos:
- Grupo de Trabalho Macro Funcional envolvendo: a Secretaria Municipal de Saúde ( SMS ), a Secretaria Municipal de Educação ( SME ) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) .
- Grupos de Trabalho Regionais, no âmbito das Coordenação de Saúde da Área Programática ( CAP ) – Núcleos de Saúde Escolar – com representação das Coordenadorias Regionais de Educação ( CRE ) e Coordenações de Assistência Social
( CAS ) e seus respectivos Centros de Referência em Assistência Social ( CRAS ).
Enquanto
representantes de uma Coordenação de Área Programática ( CAP 3.3)
estamos inseridos no Núcleo de Saúde do Escolar e dentre as atribuições
especificadas para os núcleos no PMSEC encontramos:
“- Considerar nos planos e projetos de formação técnica de profissionais e de membros da comunidade escolar, a inserção dos temas:
(...)
Específicos: Uso de Tabaco, álcool e outras drogas, questões que afeta
à sexualidade, à violência, situações de rua, exclusão da escola, saúde
da criança e do adolescente, saúde do trabalhador, agravos e doenças
específicas que possam surgir como demandas dos mais diferentes
terrritórios , entre outros, para os quais podem ser pensadas e
desenhadas estratégias e atividades de enfrentamento”.( PMSEC – 2008).
Partindo
desta visão, além da estruturação de Grupos de Trabalho Locais,
entendemos que precisamos potencializar as tecnologias inovadoras que
possibilitam o acesso ao público de forma interativa, permitindo a
reflexão do modo de viver, pensar e agir do sujeito dentro do contexto
territorial e seu impacto na saúde individual e coletiva. Vejamos um
trecho da Política Nacional de Promoção da Saúde que discorre quanto ao
processo saúde -doença :
“Nas
últimas décadas , tornou-se mais e mais importante cuidar da vida de
modo que se reduzisse a vulnerabilidade ao adoecer e as chances de que
ele seja produtor de incapacidade, de sofrimento crônico e de morte
prematura de indivíduos e população.
Além
disso, a análise do processo saúde – doença evidenciou que a saúde é
resultado dos modos de organização da produção, do trabalho e da
sociedade em determinado contexto histórico e o
aparato biomédico não consegue modificar os condicionantes nem
determinantes mais amplos desse processo, operando um modelo de atenção
marcado, na maior parte das vezes , pela centralidade dos sintomas “.
Na
CAP 3.3, a Divisão de Ações de Programas de Saúde, vem fortalecendo a
parceria com a Equipe de Educadores em Saúde que tem inovado na
abordagem de temas relacionados à Promoção da Saúde, e por conseguinte a
Saúde do Escolar. Através de uma metodologia lúdico-pedagógica, a
Equipe interage bem com o público-alvo de diferentes faixas etárias. Ao
planejarmos as ações a serem desenvolvidas no PSE , partindo do
pressuposto que educar é mais que transmitir conhecimentos,
identificamos prontamente que investir nesta Equipe seria investir em
Promoção da Saúde, Programa Saúde do Escolar, e nas suas clientelas
particularizadas.
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